O que significa compliance?
A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. No ambiente corporativo, compliance está relacionada à conformidade ou até mesmo à integridade corporativa. Ou seja, significa estar alinhado às regras da empresa, que devem ser observadas e cumpridas atentamente.
Um programa de compliance são mecanismos e procedimentos internos que incluem a criação de normas, fiscalização, auditoria, incentivo à denúncias de irregularidades, aplicação do código de conduta e promoção de campanhas de comunicação interna sobre esses tópicos.
É um trabalho constante, que deve ser feito mesmo quando não há um histórico de condutas inapropriadas dos colaboradores da organização.
Porque o programa de compliance é preventivo, existe para evitar que os problemas aconteçam, não para remediá-los.
Se compliance significa conformidade, uma organização que está “em compliance” é aquela que anda conforme as normas.
Ou seja, que cumpre rigorosamente tudo aquilo que falamos no tópico anterior: legislação, normas e regulamentos internos e externos, além de uma postura ética em relação à sua concorrência e preocupação genuína com a saúde e bem-estar de seus colaboradores.
1. Prevenir riscos corporativos
2. Identificar problemas antecipadamente
3. Reconhecer práticas ilícitas em outras organizações
4. Beneficiar a reputação diante de seus públicos
5. Conscientizar e gerar satisfação nos funcionários
6. Reduzir custos
