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Programa de Compliance

Marketing

Atualizado: 23 de set. de 2021


O que significa compliance?


A palavra “compliance” vem do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com uma ordem, um conjunto de regras ou um pedido. No ambiente corporativo, compliance está relacionada à conformidade ou até mesmo à integridade corporativa. Ou seja, significa estar alinhado às regras da empresa, que devem ser observadas e cumpridas atentamente.

Um programa de compliance são mecanismos e procedimentos internos que incluem a criação de normas, fiscalização, auditoria, incentivo à denúncias de irregularidades, aplicação do código de conduta e promoção de campanhas de comunicação interna sobre esses tópicos.

É um trabalho constante, que deve ser feito mesmo quando não há um histórico de condutas inapropriadas dos colaboradores da organização.

Porque o programa de compliance é preventivo, existe para evitar que os problemas aconteçam, não para remediá-los.

Se compliance significa conformidade, uma organização que está “em compliance” é aquela que anda conforme as normas.

Ou seja, que cumpre rigorosamente tudo aquilo que falamos no tópico anterior: legislação, normas e regulamentos internos e externos, além de uma postura ética em relação à sua concorrência e preocupação genuína com a saúde e bem-estar de seus colaboradores.


1. Prevenir riscos corporativos

2. Identificar problemas antecipadamente

3. Reconhecer práticas ilícitas em outras organizações

4. Beneficiar a reputação diante de seus públicos

5. Conscientizar e gerar satisfação nos funcionários

6. Reduzir custos









 
 
 
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